Você conhece o Amapá? | O que fazer em Macapá?

Você conhece o Amapá?

Foto: Beatriz Belo

 

Aproximadamente 73% da nossa área estadual é coberta pela Floresta Amazônica e cerca de 72% do território do Estado são destinados a unidades de conservação. Somos banhados pelo Rio Amazonas, um dos maiores do mundo. Temos o Parque Montanhas do Tumucumaque, o maior do país e um dos maiores do mundo, com cerca de 3,9 milhões de hectares. 

Conhecer o Amapá é se apaixonar pelas belezas e surpresas da floresta, dos rios e gastronomia. Pensando nisso a Amapá Eco Camping, empresa de turismo sustentável amazônico, criou o projeto Press Trip, que busca fortalecer o turismo Amapaense junto com empresas que também tem o mesmo ideal. 

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços, convidando formadores de opinião para compartilhar a experiência com o público. O Amapá no Mapa foi convidado para a primeira edição, que aconteceu dia 15 de junho, sendo um passeio de dois dias pelo rio Matapi, Flora Restaurante e Ilha de Santana. Vem ver como foi!

 

Diário de Viagem:

A concentração aconteceu em frente à sede da empresa. De lá pegamos carona com um Jeep Way até o Igarapé das Mulheres onde um barco nos esperava. A viagem, com menos de meia hora, foi regada à muito carimbó com o som dos Pinducos ao vivo, frutas e uma vista maravilhosa.

 

O destino do barco era o Restaurante Flora, que inclusive já entrevistamos aqui. Dona de uma mão impecável, ela ofereceu um banquete sem igual, com tudo o que a gastronomia Amazônica tem de melhor, do peixe assado ao açaí com farinha. Não deu vontade de ir embora pelo aconchego do lugar, de frente para o Rio Matapi.

Foto: Beatriz Belo

Nossa próxima parada foi na Ilha de Santana. Já ouviu falar da Samaúma, maior árvore da Amazônia? Capaz de de ultrapassar os 50m de altura ela pode ser encontrada na Ilha. É conhecida como “GPS da floresta”, pois a comunicação pode ser feita através de batidas nas sapopemas, suas raízes. Além disso, a Ilha é cheia de riachos, árvores e igarapés.

Alguns montaram suas barracas, outros prepararam as redes mas era cedo para dormir, ainda viria um luau no fim da tarde. Começaram os preparativos: velas para iluminar e uma fogueira para o frio que viria junto com o luar. A cantoria não parou, desde a arrumação já havia gente improvisando na voz e violão, até a chegada de João Amorim, fechando o luau com chave de ouro e repertório amapaense.

Foto: Beatriz Belo

Experienciar o Amapá dessa maneira não tem preço. Pra quem vive todos os dias na cidade, no trabalho e correria, ter um tempo para estar em contato com a natureza é fundamental. Um estudo da ONG The Nature Conservancy (TNC) em parceria com a Universidade de Virginia e o Centro de Resiliência de Estocolmo analisou a relação entre a natureza e saúde mental e constatou que 46% das pessoas que vivem nas grande cidades já sofrem de problemas relacionados à saúde mental e apenas 13% da população urbana mundial vive próximo à natureza.

Já temos o privilégio de viver cercados por natureza então vamos conhecer a Amazônia?

Foto: Beatriz Belo

Amapá Eco Camping:

Atuando no mercado desde 2012, a Amapá Eco Camping é uma empresa de turismo ecológico com origem na região Amazônica. Promovendo o contato do ser humano com a natureza com passeios e trilhas, a empresa visa o turismo de forma segura e responsável, incentivando a conscientização ambiental, proporcionando emprego, renda e sustentabilidade econômica.

Descubra a Floresta Amazônica!

 

Amapá Eco Camping

Endereço: Rua Odilardo Silva, Nª 1584-CENTRO, Macapá-P

Fone: (96) 98100-3928 

E-mail: ap.ecocamping@gmail.com

Instagram/facebook: @amapaecocamping

https://www.amapaecocamping.com/

/As mais lidas

[pro_ad_display_adzone id=458]
[pro_ad_display_adzone id=463]

FIQUE
 POR DENTRO

Assine e receba as novidades do Amapá por e-mail toda semana. 
Simples, rápido e gratuito.

/Gastronomia

Veja mais

/Cinema

Veja mais