Biólogo amapaense lança campanha em prol das abelhas nativas da Amazônia | O que fazer em Macapá?

Biólogo amapaense lança campanha em prol das abelhas nativas da Amazônia

InfoNéctar nº011/2019

Campanha  inédita para salvar abelhas nativas em prol da conservação da Amazônia, é lançada por biólogo no Amapá.

Femêa de Melipona (Melikerria) fasciculata, em flor de Bauhinia sp – var. trepadeira. Fotografia: Julio Pupim

A abelhas exercem um importante e formidável papel ecológico na natureza. No mundo todo, muitas são as iniciativas para a conservação e melhor uso desses insetos.

Na Amazônia, a conservação das florestas tropicais é muito importante, pois exerce um forte  impacto nos meios de vida das populações tradicionais da região, em função dos produtos florestais não-madeireiros como o açaí, serem a base da socioeconomia e dependerem da polinização. Daí, a importância de ações em prol da conservação das espécies de abelhas.

A campanha é coordenada pelo biólogo Richardson Frazão,  por meio de sua plataforma de trabalho https://nectarconsultorianaamazonia.org/. 

Recentemente foi lançada uma campanha de financiamento coletivo via plataforma Kickante, clique aqui e torne-se um apoiador. 

Trata-se de uma iniciativa pioneira, para a difusão e consolidação de ações em prol da conservação das abelhas nativas sem ferrão da região, em parceria com comunidades tradicionais da Amazônia. As estratégias envolvem parcerias com o terceiro setor, governos, prefeituras e a sociedade civil em geral.

As ações da campanha buscam dar sustentabilidade, com aumento do número de colmeias e tendo como meta 3 mil colmeias para produção de mel e manutenção de novas áreas de florestas integradas ao projeto “Abelhas Nativas para Conservação da Amazônia”.

“O impacto é muito positivo ao Meio Ambiente nas dimensões sociais, ambientais e econômicas para o Estado do Amapá e a Amazônia”. Enfatiza Frazão.

Recompensas da Campanha

A campanha oferece recompensas pelas doações como lotes de mel de abelhas sem ferrão, realização de oficinas temáticas, diagnósticos para novas áreas, camisetas promocionais da campanha, fotos macro das abelhas nativas e até culinária com mel das abelhas nativas.

A campanha encerra no dia 23/04/2019.

Clique aqui e saiba como apoiar!

Fonte: Néctar Consultoria 

/As mais lidas

[pro_ad_display_adzone id=458]
[pro_ad_display_adzone id=463]

FIQUE
 POR DENTRO

Assine e receba as novidades do Amapá por e-mail toda semana. 
Simples, rápido e gratuito.

/Gastronomia

Veja mais

/Cinema

Veja mais